Correnteza arrasta ponte instalada pelo Exército em Sinimbu

A estrutura estava interditada desde domingo devido ao excesso de chuva

Quando o rio recuar uma nova estrutura, semelhante deverá ser construída no local | Foto: Exército Brasileiro/CP

Na manhã desta sexta-feira, a ponte móvel instalada pelo Exército em Sinimbu foi arrastava pela correnteza. Devido a elevação do Rio Sarandi, a estrutura havia sido interditada por medida de segurança no último domingo.

Na manhã desta sexta-feira, a ponte móvel instalada pelo Exército em Sinimbu foi arrastava pela correnteza. Devido a elevação do Rio Sarandi, a estrutura havia sido interditada por medida de segurança no último domingo.

A ponte, modelo M4T6 tem suporte flutuante, é feita de material duralumínio, liga metálica de alta resistência. O Comando Conjunto da Operação Taquari 2, por meio de nota, ressalta que, quando o rio Sarandi baixar, o material será recuperado e uma nova passagem será montada na localidade, para benefício da população.

Obra de contenção na RS 235

A Prefeitura e a entidade Planta Gramado, composta por engenheiros, arquitetos, construtores e empresários da construção civil, estão trabalhando em conjunto para recuperar o trecho da RS-235 (KM 36, sentido Canela/Gramado), nas proximidades do Parque Knorr. Em função das chuvas que atingiram o Estado no mês passado, ocorreu um deslizamento de terra. A obra, orçada em cerca de R$ 1,2 milhão será viabilizada com recursos oriundos de ‘Medida Compensatória’, conforme Termo de Compromisso firmado com a Diamond Construtora e Incorporadora, após aprovação pelo Poder Executivo de um ‘Estudo de Impacto de Vizinhança’ (EIV) relacionado a um empreendimento que está sendo instalado no município.

Já a iniciativa privada, por meio da entidade Planta Gramado, contribuiu com o processo doando o projeto da obra de contenção da encosta com solo grampeado e drenos horizontais profundo.. A execução da obra, que deve iniciar nos próximos dias, ficará sob a responsabilidade da empresa Estabilize Engenharia Geotécnica. O cronograma de trabalho deve iniciar na próxima semana, com a preparação do terreno e do canteiro de obras, assim que as condições climáticas permitirem.