Com menos de dez vereadores presentes no ato, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), entregou ao presidente da Câmara da Capital, Mauro Pinheiro (PP), um compilado de projetos relativos ao planejamento estratégico da gestão municipal para a recuperação da cidade após as enchentes. Os projetos propõem a criação do programa “Porto Alegre Forte” e do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.
Junto do prefeito, estava o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, que coordenará o novo escritório. Durante a apresentação do plano de recuperação, na última quarta-feira, Bremm ressaltou que a crise atual é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul e o desafio é uma oportunidade de se reinventar e acelerar os processos de adaptação climática.
“Existe um tempo de reconstrução e a necessidade de compartilhar as etapas e valores envolvidos. Vamos transformar Porto Alegre em uma cidade mais forte, mas resiliente e adaptada”, disse.
Nesta quinta-feira, no Legislativo municipal, receberam o plano apenas vereadores da base do governo, exceto João Bosco Vaz (PDT), que é independente.