Filmes plásticos metalizados, conhecidos como BOPP, utilizados na conservação da crocância e do sabor de biscoitos, salgadinhos e chocolates, foram empregados de forma inesperada e necessária nos resgates da Região Metropolitana. Produzidos pela Polo Films, em Montenegro, esse material, que, originalmente, não é destinado a manter a temperatura corporal, foi solicitado por grupos de resgate atuantes no salvamento a aproximadamente 3 mil vítimas das enchentes de maio. Pets também receberam cuidados e calor por meio dos filmes metalizados que serviram como cobertores.
A Polo Films doou mais de 1,5 tonelada de BOPP (Polipropileno Biorientado) e adaptou o corte do filme metalizado para, aproximadamente, 2mx2m, conforme solicitado pelos voluntários que atuaram nos resgates. A maior parte do material precisou ser transportada por helicópteros cedidos pelas polícias militares de Santa Catarina e de Minas Gerais, devido ao temporário bloqueio dos principais acessos à empresa, localizada às margens da BR 386.
Esta iniciativa destacou-se pela adaptação a uma carência e uma demanda emergencial, mostrando que, em momentos de necessidade e flagelo, soluções inovadoras podem surgir de forma transversal à criatividade e à solidariedade.