O Ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, se reuniu com empresários gaúchos em evento promovido pela Associação de Empresários do Quarto Distrito de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira. Em sua manifestação, Pimenta destacou a necessidade do governo federal cuidar da saúde financeira das empresas para preservar postos de trabalho no RS, especialmente em cidades afetadas pelas enchentes de maio.
“Sempre tivemos ciência da necessidade da saúde das empresas e da atividade econômica. Pensar nas empresas, é pensar no trabalho. Se queremos garantir a manutenção dos postos de trabalho, precisamos pensar em como ajudar a saúde financeira das empresas para sair dessa situação”, afirmou.
O ministro também fez um apelo para a população que ajude a aquecer a economia do Estado. “Precisamos que as pessoas voltem a frequentar bares, restaurantes, hotéis. Movimentar a economia”, acrescentou. Participaram do encontro representantes do Banco do Brasil, da Caixa, do BNDES e do Badesul.
Pimenta ponderou que é preciso que as linhas de financiamento cheguem de fato para quem precisa. “Precisamos emprestar o dinheiro para quem precisa. Isso é preciso para que as empresas tenham um capital de giro barato. Elas precisam ter esse suporte dos bancos”, avaliou. O ministro resumiu que o objetivo do encontro é ouvir as demandas de “quem está na ponta”.