O acumulado de chuva que cai sobre a região das cidades do Vale do Sinos desde a madrugada desta quarta-feira faz os níveis do Rio dos Sinos, córregos e arroios se elevarem, colocando mais uma vez em alerta equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais autoridades ligadas à assistência das famílias que já foram duramente afetadas pela enchente de maio. Medidas preventivas estão sendo recomendadas aos moradores próximos às áreas alagáveis para minimizar possíveis impactos. Autoridades locais estão monitorando de perto a situação e pedem atenção redobrada aos residentes das zonas vulneráveis.
Pelo Sistema de Telemetria da Agência Nacional de Águas, o nível do Rio dos Sinos nesta quarta-feira está em 4,40m no trecho de São Leopoldo. O status passou de atenção para sistema de alerta pelo Plano de Contingência (Placon) em razão da elevação das águas. O acumulado de chuvas registrado na cidade foi de 31,6mm. Em campo Bom choveu 21,2mm e o nível do Sinos aferiu 6,97m nesta manhã, ainda baixo da cota de inundação, que é de 7,20. Na cidade de Novo Hamburgo o nível do Rio dos Sinos está em 6,40m, em lenta elevação de cerca de 1 a 2 centímetros por hora. A cota de inundação é de 6,80 metros. Em Taquara, no Foz Paranhana, o nível está em 6,84m, com leve declínio. A cidade registrou 22mm de precipitação.
Em Canoas, conforme o Plano de Contingência da Prefeitura, as equipes da Defesa Civil estão nas ruas atendendo as demandas de pontos isolados com alagamentos. Máquinas e operários de diferentes secretarias também estão engajadas no esforço de impedir o acumulo de água nos bairros. O Município segue com o whatsApp SOS Canoas (51 3236-2000) à disposição da população para informações de pontos de alagamentos, pedidos de abrigamentos e solicitações de resgate.