Água começa invadir Eldorado do Sul e famílias são removidas das áreas de risco

Alerta de evacuação vale para os bairros afetados pela enchente de maio

Município passou para estado de alto potencial de inundação | Foto: Josimar Cardoso / Defesa Civil de Eldorado do Sul / CP

O volume de chuva que atinge cidade da Região Metropolitana desde a madrugada desta quarta-feira voltou a provocar a elevação dos rios. Em Eldorado do Sul, o município passou do estado de alerta para o estado de alto potencial de inundação, o que obrigou a ativação do Plano de Contingência.

Ainda na noite de terça-feira, equipes da Defesa Civil orientaram as famílias das áreas mais afetadas pela enchente de maio a saírem de suas casas e procurarem abrigos seguros em decorrência da elevação do Rio Jacuí. O alerta vale para os bairros Picada, Cidade Verde, Vila da Paz, Chácara e Assentamento do Irga.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Josimar Cardoso, durante a madrugada ao menos 100 pessoas foram removidas das residências. Segundo ele, os principais pontos de alagamentos na manhã desta quarta-feira ocorrem nos bairros Picada e Cidade Verde. O rio Jacuí aferiu a mediação de 5,46m, sendo que a cota de inundação é quando ele chega ao nível de 6metros. “Ao todo, 176 pessoas estão desabrigadas e estimamos cerca de 3 mil desalojados”.

Dois pontos de remoção foram abertos na cidade para que posterior sejam devidamente realocados para abrigos oficiais. Um deles é na escola Cônego Eugênio Mees, para atender moradores dos bairros Chácara e região do entorno. O outro é no ginásio Loteamento, aberto como ponto de referência para as famílias dos bairros Vila da Paz, Cidade Verde, Loteamento, Centro e região. A prefeitura informa que, em caso de superlotação do Abrigo Eliseu Quinhones (David), os munícipes serão encaminhados para o Abrigo Solon Tavares, na cidade de Guaíba.