Liliana Cardoso assume a Cultura em Porto Alegre

Declamadora, radialista e ativista cultural era adjunta da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e foi a primeira mulher negra a ser eleita patrona dos Festejos Farroupilhas

Foto: SMC / Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 18 de junho, o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Eduardo Paim, apresentou carta de exoneração ao prefeito Sebastião Melo, do cargo que exercia interinamente desde abril deste ano. A pasta será assumida temporariamente pela adjunta Liliana Cardoso. A exoneração será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 19 de junho.

Natural de Porto Alegre, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias e ativista cultural. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Em 2021, foi a primeira mulher negra a ser eleita patrona dos Festejos Farroupilhas. Já recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do RS. Também foi escolhida por três vezes como melhor declamadora do ano, com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, e recebeu prêmios em festivais de poesia gaúcha e em rodeios nacionais e internacionais.

Liliana tem mais de 40 fonografias gravadas em sua voz, destacando-se o CD “Tributo a Aparício Silva Rillo”, em parceria com o saudoso declamador Patrocínio Vaz Ávila. Também gravou o CD “Gerações”, com Pedro Junior da Fontoura, Romeu Weber, Luiza Barbosa e Guilherme Suman.