Leite desloca equipes de resgate para quatro áreas com risco de inundações no RS

Estado deve sofrer com episódios de chuvas fortes e regiões da Serra, do Litoral Norte e os vales do Caí e do Taquari causam preocupação

Foto: Jurgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Divulgação

O governador Eduardo Leite determinou na tarde desta segunda-feira o deslocamento de equipes de resgate para quatro regiões com risco de inundações nos Rio Grande do Sul. O Estado deve sofrer com episódios de chuvas fortes e regiões da Serra, do Litoral Norte e os vales do Caí e do Taquari causam preocupação para as autoridades.

Conforme a Defesa Civil do RS, novos eventos extremos podem ocorrer até a quarta-feira. Quatro aeronaves, embarcações e agentes militares estão sendo mobilizados para atuar em operações de resgate. Na frota aérea, três veículos são do Rio Grande do Sul e um, do Estado de São Paulo. O governo gaúcho também buscará o apoio das Forças Armadas para colocar mais veículos a postos.

“Estamos deslocando guarnições e equipamentos para os vales do Caí e do Taquari, para a Serra e o Litoral Norte. Além disso, embarcações da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar estão mobilizadas. Também buscaremos o apoio da Forças Armadas, pedindo que coloquem suas aeronaves e embarcações nessas localidades. Nosso foco é garantir a segurança das pessoas e preservar vidas”, afirmou Leite.

Segundo as previsões da Sala de Situação da Defesa Civil estadual, nos vales do Caí e do Taquari, o risco é de novas enchentes, enquanto na Serra e no Litoral Norte, de deslizamentos. Tropas especializadas em áreas deslizadas e cães de busca também estão sendo destacados.