Elevação do rio Paranhana obriga 300 famílias a deixarem casas em Três Coroas

Em Parobé, cerca de 70 pessoas saíram das residências e buscaram abrigo na escola Noemy Fay dos Santos, no bairro Nova Guarujá

O nível do Rio Paranhana chegou a 4,56m, sendo que o nível normal é de apenas 1metro | Foto: Joel Vargas / Defesa Civil de Parobé / CP

O grande volume de chuva em um curto período de tempo provocou a elevação do Rio Paranhana, que chegou a marca de 4,75 m na noite de domingo e avançou em ao menos sete bairros da cidade de Três Coroas. As águas, segundo informou o coordenador da Defesa Civil do Município, Augusto Dreher, atingiu cerca de 300 casas, obrigando as famílias a deixarem as residências e procurarem locais seguros.

“As famílias foram retiradas das residências pelas equipes do Corpo de Bombeiros antecipação, ainda durante a noite de domingo. Inicialmente 120 foram acolhidas na escola Frederico Ritter e outras 15 no abrigo no Centro dos Idosos.” Nesta manhã, com a redução do rio e a trégua da chuva, as famílias retornaram para suas casas para dar início à limpeza. Os bairros atingidos pela água foram Vila Dreher, CTG, Vilão, Eucaliptos Vila Nova, Centro e Linha Café.

Em Parobé, o avanço das águas que transbordarem do Rio Paranhana atingiu ao menos 30 residências entre os bairros Mariana, Solar, Quinze de Novembro e Paraíso, obrigando ao menos 70 pessoas a saírem de casa. O coordenador da Defesa Civil, Joel Vargas disse que o nível chegou a 4,56m, sendo que o nível normal em algumas áreas é de 1m. As famílias foram acolhidas na escola Noemy Fay dos Santos, no bairro Nova Guarujá. “As equipes seguem de prontidão diante da previsão de mais chuvas para os próximos dias.”