Moradores de Canoas seguem no aguardo do recolhimento de lixo da cidade

Bairros Matias velho, Rio Branco e Fátima são os mais críticos com muito lixo espalhado pelas calçadas

Nara da Silva realiza sozinha a remoção de entulhos dos bueiros no bairro Fátima Foto: Jéssica Kasper/Rádio Guaíba

Diversas ruas dos bairros Mathias Velho, Rio Branco e Fátima em Canoas seguem tomadas por entulhos. A reportagem da Rádio Guaíba circulou pela cidade neste domingo (16) e conversou com moradores que tentavam desobstruir as bocas de lobo tomadas de lixo. As ruas principais já receberam equipes da prefeitura que recolheram o lixos, mas as secundárias preocupam a população que convive com o mau cheiro dos móveis que foram descartados em razão da enchente.

Nara da Silva reside no bairro Fátima há 40 anos. Ela perdeu todos os móveis e agora, por conta própria, tenta desentupir os bueiros que ficam em frete a residência em que mora na rua Bartolomeu de Gusmão.

“Aqui os caminhões nem estão vindo. Hoje que está chovendo estou destapando os bueiros, pois está prometendo chuva durante a semana e estamos com medo que a água suba novamente. Os carros nem conseguem passar aqui de tanto lixo, estamos nos sentindo abandonados por aqui”.

No bairro Mathias Velho, a situação é a mesma. Pilhas de entulhos em frente as casas com móveis danificados também dificultam a passagem de pedestres. Muitos estabelecimentos ainda não reabriram, pois não conseguiram realizar a limpeza. Na rua Campinas, Sirlei Vargas ainda tenta recuperar documentos que foram molhados na enchente.

“Enquanto não retirarem esses entulhos vamos seguir apavorados com medo de outra enchente. O cheiro está horrível, tenho náuseas e não estou conseguindo realizar direito a limpeza. Cada um se vira como pode. Queremos que a prefeitura venha logo aqui retirar isso”.

De acordo com a prefeitura de Canoas, equipes seguem realizando a limpeza do lado Oeste da cidade e já retiraram das ruas 8.656 cargas de resíduos de casas atingidas pelas águas. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o prazo para conclusão dos trabalhos da Operação Limpeza é de 30 a 45 dias. A orientação é que moradores das áreas que foram inundadas em Canoas saiam de casa e evitem a circulação nas regiões. A medida é preventiva e vale principalmente para este domingo (16). A orientação inclui bairros do lado Oeste que são, Mathias Velho, Rio Branco, Fátima, Mato Grande, Harmonia e São Luís.