Vendas no Dia dos Namorados foram menores para 45% dos lojistas

Desempenho foi confirmado em pesquisa do Sindilojas Porto Alegre

Crédito: Freepik

Um percentual de 17% dos lojistas da capital teve crescimento em suas vendas para o Dia dos Namorados. O levantamento apontou ainda que para 45% dos entrevistados as vendas para a data diminuíram, e 22% venderam de forma igual em relação ao ano passado. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, divulgado nesta sexta-feira, 14.

A justificativa dos respondentes para a venda deste ano ter sido abaixo em relação ao passo passado varia entre a enchente na cidade (82,3%), falta de mercadoria (6,7%), receio dos consumidores de gastar dinheiro (4,4%) e falta do frio (2,2%), entre outros. Um outro dado é que até a finalização da pesquisa, 16% ainda não haviam realizado o fechamento do balanço.

Um fato curioso do levantamento deste ano se refere aos que tiveram crescimento nas suas vendas. Quase 53% desses entrevistados comentaram que o aumento pode ter relação com o fato das pessoas que costumeiramente compram em locais que estavam alagados, terem se deslocado a outras regiões de Porto Alegre.

Para edição do Dia dos Namorados de 2024, o ticket médio ficou no valor de R$ 296,00. No último ano o valor foi de R$ 245,00. A pesquisa identificou também os itens mais vendidos, separados por segmento. No caso do vestuário, casacos e blusas (46,6%) lideraram as vendas, seguidos por calças (17,8%). Na área de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene, perfumes e maquiagens lideram com as vendas. Cerca de 45% da preferência. hidratantes, com 40% vem em seguida. Para quem optou por comprar calçado, bota (81,8%), sapato (72,7%) e tênis (54,5%) completam o ranking.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre comenta o resultado. “A data não foi de vendas expressivas e a resposta para isso tende a ser as enchentes que atingiram fortemente a cidade. A falta do frio também impacta nestes números. Em compensação, estes últimos dias com clima seco e sol, animaram um pouco consumidores e lojistas, fazendo com que não fosse uma data perdida para o comércio, avaliou.