O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central do Brasil, considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou expansão de 0,01% em abril, na comparação com o mês anterior, o que representa uma estabilidade. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 14, pelo Banco Central, e representa uma expansão na comparação com a retração de 0,36% em abril.
Na comparação com abril do ano passado, conforme o Banco Central, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 4,01%. Já no acumulado de quatro meses de 2024, houve um crescimento de 2,08%, enquanto em 12 meses o indicador apresentou crescimento de 1,81%.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No ano passado, o indicador apresentou alta de 2,9%, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em março, o governo Federal já considerava uma alta do PIB neste ano de 2,2%, enquanto o Banco Central projetava expansão de 1,9%. No Relatório Focus divulgado nesta semana pelo Banco Central, os analistas do mercado financeiro estimaram que o indicador brasileiro tenha uma alta de 2,09% em 2024;