Presidente do TJRS visita foros atingidos pela enchente no Vale do Taquari

Nesta quinta-feira, comitiva do TJRS visitará foros e prefeituras dos vales do Caí e Paranhana

Desembargador Alberto Delgado Neto vistoriou entulhos retirados do prédio do Foro de Estrela, no Vale do Taquari | Foto: Eduardo Nichele/TJRS/CP

Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) iniciou nesta quarta-feira uma série de visitas nas comarcas atingidas pelas enchentes no RS. Hoje, a atividade liderada pelo presidente do TJRS, o desembargador Alberto Delgado Neto, ocorreu no Vale do Taquari, com vistorias nos foros de Arroio do Meio e Estrela, onde foi verificada a situação dos trabalhos de limpeza e recuperação.

Em ambos os imóveis, a água do rio Taquari chegou no segundo piso, causando prejuízos patrimoniais e suspensão temporária dos serviços. A primeira cidade visitada pela comitiva foi Arroio do Meio. Segundo o desembargador, a intenção é que entre agosto e setembro seja possível retomar normalmente as atividades do foro da cidade.

“O prédio foi bastante danificado, mas tínhamos já, a partir da experiência de 2023, mecanismos de contrato sob demanda, que nos permitiram de imediato ter condições de retomada rápida dos trabalhos. Mas é muito triste ver aquilo que a gente faz com tanto carinho nestas condições. Prédios dos judiciários são prédios que atendem bem a população, mas a gente sabe que a nossa atividade é manter o atendimento à população e é nesse foco que trabalhamos sempre”, afirmou.

À tarde, a comitiva seguiu para Estrela onde, além do acompanhamento dos trabalhos de limpeza e retirada de entulhos, também foi realizada uma reunião com servidores da Justiça. Delgado Neto também anunciou que o TJRS, junto com a prefeitura, está providenciando um terreno para a construção de um novo prédio para o foro da cidade. Além disso, os serviços jurídicos na cidade serão retomados em locais provisórios, junto ao foro da Justiça do Trabalho, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), e no terceiro andar do prédio, que não foi atingido.

“Sabemos que o tempo vai resolver a situação patrimonial. O que nos trouxe aqui também foi a questão emocional dos servidores e a recuperação de referências e ambiente de trabalho para eles. Tivemos uma reunião muito produtiva e eles ficaram confortáveis no sentido de que a administração do TJRS está à disposição deles. Estamos reorganizando nosso quadro de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais também prestar atendimento aos nossos servidores”, completou.

Nesta quinta-feira será a vez da ida da comitiva aos municípios de Feliz e São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. Logo após, o grupo segue para Igrejinha, no Vale do Paranhana. A comitiva, em todos os municípios, também realizará visitas às Prefeituras. Também participam do grupo o 1° Vice-Presidente do TJRS, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, e o 2° Vice, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes.