Comércio e serviços apostam no movimento do Dia dos Namorados

Projeções da entidades variam entre o otimismo e a queda no desempenho dos negócios

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O volume de vendas do comércio varejista brasileiro voltado para o próximo Dia dos Namorados deverá totalizar R$ 2,5 bilhões em 2024. A estimativa foi divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e, que se confirmada, o resultado das vendas registrará um avanço de 5,6% em relação à mesma data de 2023. Já no Rio Grande do Sul, a estimativa da FCDL-RS é que a data movimente entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões. O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo em termos de movimentação financeira.

Já na capital gaúcha, o Sindilojas de Porto Alegre aponta que o movimento ainda é tímido e projeta uma queda em relação ao ano passado por volta de 20% a 30% para o setor. Isto, claro, fruto dos efeitos das enchentes que atingiram boa parte de Porto Alegre e cerca de 35% do comércio. Lojas de roupas, calçados, acessórios e cosméticos sempre estão entre as mais procuradas. Em 2023 a pesquisa mostrou que cosméticos foram os produtos mais desejados pelos consumidores. Roupas ficaram na segunda opção.

Já a opção das flores nunca pode ser descartada. O Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura) espera um aumento de 4% no volume das vendas, em relação a 2023. No calendário do setor, o Dia dos Namorados representa cerca de 8% das vendas anuais. Entre as alternativas também aparece bares e restaurantes. Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que 46% dos estabelecimentos gaúchos têm expectativa de faturar mais no Dia dos Namorados desse ano. Sendo uma data fundamental para a Gastronomia, 4 em cada 10 empresas acreditam no aumento de até 30% na comparação com o mesmo período do ano passado.