Casa de bombas da Trensurb precisa ser refeita

Trensurb conta com apoio da Petrobras para a retirada das águas das estações centrais

O acesso à casa de bombas da Trensurb está obstruído | Foto: Pedro Piegas

Quem passa sob o viaduto na rua Voluntários da Pátria com a Avenida Sertório, na zona Norte de Porto Alegre, ainda encontra pontos de alagamento nas vias. Esses acúmulos de água são consequência dos danos causados à casa de bombas da Trensurb durante a enchente de maio, que precisarão ser completamente reparados.

De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, a enchente causou danos extensivos à infraestrutura. “Além dos danos ao prédio, os quadros de comando eletrônico e geradores também foram severamente afetados”, explicou Fagundes.

Ele ressaltou que a inundação atingiu a casa de bombas de forma total. “Além de realizar o esgotamento e a remoção do acúmulo de areia, teremos que reconstruir a casa de bombas. Isso será feito à medida que conseguirmos acessar a área, que atualmente está obstruída”, afirmou.
Para liberar o espaço e avançar com os reparos, a Trensurb está contando com a parceria da Petrobras, que disponibilizou caminhões para ajudar no esgotamento da água das estações.

Os trabalhos de remoção da água já começaram na Estação Mercado Público. Após a retirada completa da água, a estação passará por um processo de limpeza detalhado. Em seguida, uma perícia será realizada para avaliar os estragos e calcular os prejuízos totais.