O índice de atividades turísticas teve crescimento de 2,3% em abril no país, na comparação com março, marcando o segundo resultado positivo seguido, acumulando um ganho de 2,4% neste período. O segmento de turismo ficou 4,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 3,0% abaixo do ponto mais alto da série (fevereiro de 2014). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, cujo resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dentro da Pesquisa Mensal de Serviços.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, cujo resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Este índice agrega 22 atividades de serviços, dentre elas, o transporte aéreo de passageiros, que, como já explicado, foi influenciado positivamente pela queda do preço das passagens”, relembra Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.
Na análise regional, dez dos 12 locais tiveram alta, com a contribuição positiva mais relevante sendo marcada por São Paulo (3,7%), seguido por Minas Gerais (4,9%), Distrito Federal (4,4%) e Paraná (2,9%). Em sentido oposto, Rio Grande do Sul (-3,6%) e Rio de Janeiro (-0,5%) registraram os recuos.