A assessora do deputado federal Daniel Trzeciak, Laura Trapaga estava selecionando roupas que foram doadas para os atingidos pelas enchentes em Pelotas, quando encontrou no fundo de uma mala de viagem US$10 mil. “Então começamos um trabalho de investigação. Pelos documentos e cartas que encontramos descobrimos ser um delegado da policial federal aposentado, de Santos”, conta o deputado.
Ele afirma que a mala veio no meio das doações que o gabinete articulou com o deputado federal de SP, Paulo Alexandre. Quatro carretas com doações da cidade de Santos chegaram em Pelotas. Após ter encontrado o dinheiro e os itens do delegado, Mário Cassiano Dutra começou um trabalho de investigação para saber se o homem estava vivo e a melhor forma de devolver o dinheiro. O deputado afirma que o homem, de 77 anos não lembrava que guardava a quantia na mala.
“Se não apurássemos bem poderia qualquer pessoa se apropriar do dinheiro e queríamos entrega-lo realmente a quem ele pertence. Fomos atrás da Associação dos Delegados Aposentados da Polícia Federal para chegar nele. Além disso também procurei a polícia para saber a melhor forma de devolver o valor ao dono”, confirma.
O delegado aposentado afirma que um colega deverá intermediar a devolução do dinheiro, que estava sendo guardado há muitos anos para que pudesse viajar quando se aposentasse, mas que esqueceu. “Só Deus para explicar o que aconteceu. Simplesmente esqueci naquela mala. Quando fiz a doações não me perguntaram o nome, nada. Se não tivesse esquecido também as outras coisas eles nunca teriam me encontrado”, comenta.
Para ele, a atitude do parlamentar e de sua equipe é elogiável. “Falam tanto de político corrupto, mas existe os bons como ele”, finaliza