Dia dos Namorados terá vendas tímidas no comércio na capital, projeta Sindilojas POA

Setor de vestuário espera bom desempenho na escolha dos presentes

Crédito: Freepik

Após as enchentes que atingiram boa parte de Porto Alegre e cerca de 35% do comércio, lojistas relatam um retorno ainda devagar dos clientes às lojas. O Sindilojas Porto Alegre buscou informações em alguns dos principais pontos do comércio varejista, como o Centro, Azenha, zona norte, por exemplo.

Lojas de roupas, calçados, acessórios e cosméticos sempre estão entre as mais procuradas para a data do Dia dos Namorados. Em 2023 a pesquisa mostrou que cosméticos foram os produtos mais desejados pelos consumidores. Roupas ficaram na segunda opção.

Neste ano, o setor que vende cremes e perfumes ainda enxerga um certo otimismo quase na véspera do Dia dos Namorados. Já os empresários do setor do vestuário tiveram um certo alívio pela data este ano não ser tão baixa como se desenhava dias atrás. Se espera uma queda em relação ao ano passado por volta de 20% a 30% para o setor.

O fim de semana seco e de sol aliviou o pessimismo e trouxe uma perspectiva de alguma venda, impactando no estado anímico dos lojistas. Segundo Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, nas conversas em que teve com os proprietários de estabelecimentos comerciais, de uma semana para cá, muita coisa mudou. “Entendemos que o fim de semana passado e esses próximos dias de sol vão fazer às pessoas irem em busca de algum presente. Melhor seria ter o frio de volta, ele impactaria positivamente nas vendas. É a estação do frio. O clima tem nos afetado de todas as formas”, relatou.