Com previsão de chuva no fim de semana, DMLU intensifica limpeza em Porto Alegre

Nesta terça, o departamento opera em 26 locais da capital

Foto: Cesar Lopes / PMPA / CP
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) intensificou a retirada de móveis, entulhos e lama em Porto Alegre, nesta semana, em razão da previsão de chuvas no sábado e domingo. O diretor-geral Carlos Alberto Hundertmarker, considera “força-total” na operação até sexta-feira.
“Eu assinei ontem, no final do dia, um contrato emergencial para darmos mais velocidade. Serão mais 240 pessoas, são 240 operários para fazer um trabalho mais agressivo, vamos dizer assim. Estamos também trabalhando, nós recebemos mais equipamentos, durante o dia de ontem e vamos receber mais hoje. São 420 equipamentos entre caminhões e retroescavadeiras trabalhando. Então, é força-total terça, quarta, quinta e sexta.”
A orientação para a população durante essa semana é seguir descartando resíduos nas calçadas, porém, no sábado e domingo, confirmando a previsão, é que não faça o descarte de materiais nas ruas. Nesta terça, o departamento opera em 26 locais da capital e, ao todo, já foram recolhidas 51 mil toneladas de resíduos em Porto Alegre.
A Defesa Civil de Porto Alegre sugeriu aos órgãos responsáveis intensificar as ações de limpeza em geral e no sistema de drenagem, como desobstrução de bueiros, córregos e arroios. Além disso, monitora as áreas de risco e locais que alagam com maior frequência avaliando casos que necessitem de remoção de moradores.
Municípios da região metropolitana também monitoram a previsão. Em Canoas, um alerta para a possibilidade de chuvas foi emitido e seguem os trabalhos de limpeza. Em Guaíba, equipes intensificaram a retirada de resíduos das ruas e caminhões trabalham na limpeza de bueiros.
Confira a previsão da Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual e a Sala de Situação monitoram o avanço de uma frente fria que trará o retorno das chuvas ao Estado entre os dias 14 e 17 de junho.

Segundo a Sala de Situação, os modelos de previsão de domingo indicam que os volumes acumulados para o período devem ficar entre 50mm e 120 mm na região das Missões, Centro e Noroeste.

Já em Porto Alegre, região Metropolitana, Vales e Serra, os volumes podem variar entre 45mm e 75 mm.

Auxílio a atingidos

Meteorologistas da MetSul Meteorologia elaboraram laudo, em versão simplificada, para que interessados que tiveram perdas na enchente e necessitem de comprovação de ocorrência meteorológica possam fazer uso em processos de regulação de sinistro nas suas reclamações indenizatórias. O laudo não deve ser usado para processos judiciais, administrativos ou arbitrais de maior complexidade porque não elaborado com esta finalidade. Clique aqui e acesse o documento.