A rede de farmácias São João reabriu 47 lojas que ficaram destruídas em razão das enchentes de maio no Rio Grande do Sul. As unidades, em 14 municípios do Vale do Taquari, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre, estão funcionando desde a última sexta-feira. Segundo a empresa, a retomada das atividades garantiu a manutenção de mais de mil empregos.
O presidente da rede de farmácias, Pedro Henrique Brair, ressaltou que a dedicação em “reconstruir e reabrir coletivamente as 47 lojas, antes completamente destruídas, representa, acima de tudo, um símbolo de esperança para essas comunidades”.
No município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mais de 80% das casas foram atingidas pelas águas. A São João possui três filiais na cidade e essas lojas sofreram fortemente os impactos das inundações. Localizada na Avenida Érico Veríssimo, no centro, a filial número 1 ficou completamente submersa.
“A água cobriu 100% da nossa loja, foram uns 4 metros de água e a perda foi total, não sobrou nada. Ficamos 30 dias com água, barro e escombros dentro da loja. Hoje, após 36 dias, voltamos para casa, para nossa filial”, disse a gestora da unidade, Francine Luana Schanne.
Todos os mais de 1 mil colaboradores das lojas atingidas, que estavam afastados por mais de 30 dias, estão recebendo o salário integralmente. A empresa, ainda, por meio da equipe de assistência social, providenciou o imediato suporte necessário para aqueles que também tiveram suas casas afetadas pelas cheias. Mais de 650 famílias de colaboradores foram as primeiras a receber o suporte emergencial da São João, com alimentação, medicação, vestuário, produtos de higiene pessoal, hotel e atendimento psicológico.
Municípios com lojas reabertas:
Arroio do Meio, Canoas, Eldorado do Sul, Estrela, Guaíba, Igrejinha, Montenegro, Porto Alegre, Rolante, Roca Sales, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião, Três Coroas.