Valendo uma vaga na próxima fase, Inter pega o Delfín neste sábado, no estádio Alfredo Jaconi

Partida, que é a última da fase classificatória, marca a volta do time colorado ao Rio Grande do Sul após três semanas em Itu

Foto: Ricardo Duarte / SCI / Divulgação

Em sua primeira partida após a sua volta ao Rio Grande do Sul, o Inter já tem uma decisão. Enfrenta o Delfín, na noite deste sábado, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em duelo que vale a continuidade na Copa Sul-Americana para ambos os times. Para os colorados, apenas a vitória interessa. O time equatoriano, por sua vez, fica com a vaga no playoff que antecede as oitavas de final até com um empate. Ou seja, trata-se de um jogo com um nível alto de dramaticidade e de significados.

O retorno ao Estado, após três semanas de treinamentos em Itu, é o principal deles. Todo o grupo, inclusive o técnico Eduardo Coudet, comemora a possibilidade de ficar mais próximo da torcida e dos familiares. Ainda não é o Beira-Rio, que não deve ficar pronto antes de julho, mas é o mais próximo que o time pode ter nesse momento. O jogo seguinte, pelo Brasileirão, contra o São Paulo, será no Heriberto Hülse, em Criciúma, também com mando dos colorados.

“Podemos com o futebol levar um pouco de alegria para o povo gaúcho em um momento difícil. Temos a oportunidade de voltar para casa e de ficar mais perto do nosso povo. Para nós todos, isso será muito importante”, afirmou Alan Patrick, em entrevista nesta sexta-feira. O capitão colorado fez questão de ressaltar que os jogadores, apesar da distância, sempre estiveram atentos ao que acontecia no Rio Grande do Sul. “Nunca nos afastamos”, disse.

Alan Patrick também tenta tirar algo positivo do período longe e sem jogo. E conclui que o período de treinos em Itu, em regime de concentração, aproximou o grupo e forneceu uma espécie de base física para os jogadores aguentarem a sequência de partidas até o final da temporada.

Por fim, reafirmou as ambições ainda para 2024: “O time está super bem preparado. Tivemos tempo para treinar. E também saliento a confiança do grupo, que tem muita força. É cheio de jogadores experientes, qualificados e vencedores. Isso nos anima e nos dá confiança para sonhar que a gente se preparou para brigar pelos troféus. Isso que eu vejo de mentalidade no grupo”, afirmou.

VOLTA AO RS

Eduardo Coudet finalizou a intertemporada imposta pelas enchentes, realizada em Itu nas últimas três semanas, com um treino na manhã de sexta-feira. Logo em seguida, a delegação viajou para Caxias do Sul, onde joga hoje contra o Delfín. A partir de segunda-feira, os treinos serão realizados no CT Morada dos Quero-Queros, que é normalmente usado pelas categorias de base, mas recebeu algumas melhorias para também receber o grupo principal.

No treino de ontem, Coudet armou o time para o jogo, mas perdeu Maurício, com um trauma no joelho direito. Como o técnico já não contava com Rochet, Borré e Valencia, haverá novidades na escalação. Wanderson, recuperado de lesão, está à disposição e integra a delegação depois de dois meses. A tendência, porém, é que seja opção a Wesley, um dos destaques do time nas últimas partidas.

COPA SUL-AMERICANA – GRUPO C

Inter: Fabrício; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Fernando, Aránguiz, Gustavo Prado e Wesley; Alan Patrick e Alario. Técnico: Eduardo Coudet.

Delfín: Bellolio; Reyes, Goitea, Gariglio e Elordi; Humanante, Garzón, Gaggi e Mejía; Messiniti e Angulo. Técnico: Juan Pablo Buch.

Árbitro: Felipe González (CHI). Local: estádio Alfredo Jaconi. Início: 21h30min.