Apesar da atmosfera positiva da torcida, o Grêmio só empatou com o Estudiantes em 1 a 1 na noite deste sábado no lotado Couto Pereira e ficou na segunda colocação do Grupo C da Libertadores. Desta maneira, o Tricolor terá pela frente o atual campeão Fluminense nas oitavas de final da competição com o jogo de definição acontecendo no Maracanã. Quem avançar, irá encarar San Lorenzo ou Atlético-MG.
A inspiração esteve mais presente na arquibancada. Mais de 32 mil gremistas invadiram a cidade de Curitiba para apoiar a equipe de Renato Portaluppi.
Dentro de campo, o time teve dificuldades de criação e sofreu defensivamente. Cristaldo abriu o placar na volta do intervalo com assistência de Diego Costa. Logo depois, o centroavante deixou o campo lesionado e virou problema para o Grêmio. Na reta final, quando o ritmo baixou, Mendéz empatou para os visitantes após cobrança de escanteio e selou o destino gremista na próxima fase.
Polêmica e tensão
Brigado, disputado a cada metro de campo e com muitas faltas. Assim Grêmio e Estudiantes duelaram no Couto Pereira. Apesar de já estarem eliminados, os argentinos vieram duelar pela honra e com entusiasmo. Pouco inspirado ofensivamente, o Tricolor quase saiu atrás no placar em lance individual do perigoso centroavante Correa. O atacante canetou Rodrigo Ely dentro da área e foi derrubado. O árbitro entendeu que não houve penalidade e nem foi acionado pelo VAR.
Ansioso, o time gremista errava passes no setor ofensivo para criar lances de perigo. A grande oportunidade surgiu do talento de Diego Costa. O centroavante arrumou de calcanhar para Dodi entrar livre na área. O volante finalizou em cima do goleiro Mansilla.
O Grêmio também protestou uma penalidade, mas com menos intensidade. Pavón foi lançado por Cristaldo e dividiu com o goleiro Mansilla. O árbitro mandou o duelo seguir. Diego Costa era quem estava mais ligado no ataque. Aos 44, ele fintou dois zagueiros e cruzou para a área. A defesa argentina conseguiu cortar e o placar seguiu cerrado para o intervalo.
Frustração no final
Mudanças só na postura. Logo na primeira chegada, o Grêmio marcou com Cristaldo. Diego Costa deu lindo passe para o argentino que invadiu a área e bateu na saída de Mansila. Aos 8, uma preocupação para os tricolores. O centroavante Diego Costa sentiu dores musculares, caiu no gramado e pediu substituição imediata. Os campeões argentinos seguiam perigosos nos ataques. Cetré, aos 14, quase empatou em forte chute cruzado.
O duelo foi se emparelhando no meio de campo. Aos 30, JP Galvão obrigou o goleiro Mansilla a fazer grande defesa em chute de fora da área. Renato promoveu as entradas de Carballo e Nathan Fernandes nos lugares de Cristaldo e Soteldo. O Estudiantes quase empatou as 35.
Zapyola pegou sobra na área e fuzilou o travessão de Marchesín. O empate chegou de fato aos 37. Após cobrança de escanteio, Mendéz venceu a defesa pelo alto e empurrou para o fundo das redes. A reta final foi de uma pressão ineficaz gremista e sem chances de perigo. Jogo empatado.
Libertadores – 5ª rodada do Grupo C
Grêmio 1
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo (Carballo); Pavón (Gustavo Nunes), Soteldo (Nathan Fernandes) e Diego Costa (JP Galvão). Técnico: Renato Portaluppi.
Estudiantes 1
Mansilla; Mancuso, Fede Fernández, Romero e Benedetti (Sosa); Pérez, Manyoma e Zuqui; Cetré, Correa (Lolo) e Piatti. Técnico: Eduardo Domínguez.
Gols: Cristaldo (01min/2°T) Méndez (37min/2°T)
Cartões amarelos: Rodrigo Ely, Kannemann e JP Galvão (Grêmio) Benedetti e Cetré (Estudiantes)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU-Fifa) e Pablo Llarena (URU-Fifa)
VAR: Christian Ferreyra (URU-Fifa)
Data e hora: 08/06, sábado, às 19h
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)