Cerca de 315 pessoas seguem sendo atendidas em quatro abrigos mantidos pela Prefeitura de Lajeado, passados 35 dias da maior enchente já registrada no município. As famílias estão abrigadas no Parque do Imigrante, no ginásio e na capela do bairro Conservas e no ginásio do bairro Carneiros. No pico da cheia, no dia 02 de maio, a Prefeitura chegou a ter 10 espaços abrigando mais de 1.300 pessoas. As famílias retornam gradualmente para suas residências, casas de amigos ou parentes ou se encaminham para o programa de aluguel social do município.
Até as 10h30 desta sexta-feira, 282 pessoas seguiam no Parque do Imigrante, 26 pessoas no ginásio do bairro Conservas, sete pessoas no bairro Carneiros e uma pessoa na igreja do bairro Conservas. As pessoas que seguem em abrigos recebem alimentação diária (café, almoço, lanche e janta), água, e são atendidos com roupas, colchões, cobertores e outros itens necessários.
Pessoas consideradas desalojadas (aquelas que estão na casa de amigos ou parentes) podem retirar kits de alimentação, higiene e limpeza no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), e roupas e demais itens de cama, mesa e banho devem ser solicitadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Além do atendimento aos abrigados, a Prefeitura de Lajeado segue com a limpeza e desobstrução de vias públicas, recolhimento de entulhos e restabelecimento de estradas. Em média, são 25 a 30 caminhões, 22 retroescavadeiras e mais 11 caminhões com hidrojatos que estão fazendo o serviço de limpeza diariamente.