No RS, Lula visita Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio nesta quinta-feira

É a quarta vez que o presidente vem ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes de maio

Em Cruzeiro do Sul, o presidente percorrerá o bairro Passo de Estrela, que teve a maioria das casas destruída - Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República / Divulgação CP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (06/06), pela quarta vez desde o início das enchentes que atingiram o Estado em maio. O roteiro de Lula inclui os municípios de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, no Vale do Taquari.

No primeiro destino, o presidente percorrerá o bairro Passo de Estrela, que teve a maioria das moradias destruída. Das 850 casas, mais de 600 foram devastadas. Em Arroio do Meio, no período da tarde, Lula visitará a cozinha solidária do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).

O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, disse que a nova vinda do presidente ao Estado representa o começo de uma nova fase. “Passada a fase do resgate, mais aguda, que exigia movimentação intensa para salvar vidas, agora começamos a reconstruir as cidades. Nesse sentido, é muito importante a presença do presidente para estar in loco nas cidades mais atingidas do Vale do Taquari para falar com prefeitos, moradores e saber as dificuldades que aquelas pessoas estão sentindo neste momento”, disse Pimenta.

Visitas anteriores

No segundo dia de maio, o presidente chegou pela primeira vez no RS após o início das fortes chuvas. Naquele momento, o Estado contabilizava dez mortes e 21 desaparecimentos. Acompanhado de cinco ministros, o presidente esteve em Santa Maria, a primeira cidade a ser atingida pelas enchentes.

Em um novo momento, Lula sobrevoou as regiões de Canoas, Porto Alegre e Lajeado, que estavam em situação de calamidade. Na última visita, em 15 de maio, o presidente esteve em São Leopoldo para anunciar medidas de enfrentamento da crise, como o pagamento de auxílio emergencial às famílias afetadas.