Espaço Cultural 512, em Porto Alegre, anuncia reabertura após ser atingido pela enchente

O local também está lançando uma campanha de apoio para reestruturação

O local, que fica na rua João Alfredo, na Cidade Baixa, foi inundado em quase 1,5m | Foto: Produtora Outros 500 / Divulgação / CP

Após ser atingido pela enchente de maio, o Espaço Cultural 512 (rua João Alfredo, 512), em Porto Alegre, lança campanha de apoio para reestruturação da casa. O local foi inundado em quase 1,5m e teve perda de móveis, equipamentos de som, equipamentos de cozinha, obras de arte, insumos e danos no próprio imóvel. O prejuízo já passa dos R$ 200 mil, de acordo com os proprietários.

A água chegou no espaço no dia 6 de maio. “Somente após o dia 14 conseguimos entrar novamente no 512 e a situação que encontramos era trágica como em inúmeros outros locais”, lamenta Guilherme Carlin, um dos proprietários. “Passamos as últimas duas semanas fazendo muitas e muitas etapas de limpeza pesada, manutenção e desinfecção de todos os itens do bar. Ainda temos muito o que fazer e muito o que organizar internamente também, mas graças ao apoio de muitos amigos e colaboradores, o pior já passou”, conta.

Após mais um mês fechado, o Espaço irá reabrir nesta sexta-feira, dia 7. A noite terá shows da fanfarra Bate Sopra e o baile dos Téo & Os Camaleões. No sábado, dia 8, acontece o Baile Brasa com DJ Kafu Silva, DJ Fausto Barbosa e DJ Vagner Medeiros. Já no domingo, dia 9, o clássico forró com a Baião de Cordel.

Os eventos de reabertura também fazem parte da campanha que o local está promovendo para reerguer a casa, lançada através da plataforma Apoia.se, com metas para reparos imediatos, melhorias estruturais e para equipar melhor o espaço como ponto de cultura. A campanha oferece diferentes contrapartidas que incluem ingressos para casa, drinks cortesia e ainda a possibilidade e utilizar o quintal do espaço para fazer festas exclusivas.