A inundação atinge o bairro Ponta Grossa, na zona Sul de Porto Alegre. Nesta segunda-feira, becos e vielas adjacentes a vias principais estão tomados por águas. Pontos na área rural da localidade também ficaram intransitáveis.
Parte da Alameda 3229 está submersa. A água impede a travessia de pessoas e veículos no local, que fica entre a Avenida da Serraria e a Estrada da Ponta Grossa.
De acordo com os moradores, alagamentos na localidade são recorrentes quando chove. Eles afirmam que a água vem de um valão, que acumula detritos e acaba extravasando. Ainda na versão deles, não há manutenção do arroio desde o fechamento de uma agência bancária que funcionava no entorno da alameda.
O aposentado Osmar Dalla Rosa, de 68 anos, tentava retirar o lodo do interior da casa onde mora. A volta da água também submergiu as expectativas dele sobre um possível retorno ao lar.
“Perdi quase toda a mobília de casa. Além disso, está impossível voltar a morar ali por causa da lama. O lugar está imundo”, lamentou o idoso, que está alojado no segundo andar da residência de uma filha, também na Alameda 3229.