A Receita Federal recebeu 42.421.153 declarações de imposto de renda por pessoa física até às 23h59 da última sexta-feira, 31, prazo final para envio. O balanço final de entrega do documento para o ano de 2024 foi divulgado pela instituição no sábado, 1º de junho. O número total representa 102,9% em relação ao total de declarações entregues em 2023, mas ficou abaixo da projeção esperada de 43 milhões de documentos.
É bom lembrar que o prazo de entrega das declarações de Imposto de Renda para os municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul foi prorrogado até 31 de agosto. Segundo a Receita Federal, 60,6% das declarações entregues terão direito a receber restituição, enquanto 20,5% terão que pagar Imposto de Renda e 18,9% não têm imposto a pagar nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (82%), mas 10,8% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 7,3% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
Um total de 41% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção do modelo simplificado simplificado representa 56,4% dos envios.
Quem enviar a declaração depois do prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.