O corpo de Beatriz Erthal, 74 anos, foi encontrado no último domingo na localidade de Batingueira, no distrito de Padilha, na cidade de Taquara. A casa onde ela residia com o marido, João Erthal, também 74 anos, foi atingida por um deslizamento de terra, registrado pelas autoridades no dia 2 de maio. O corpo de João foi encontrado horas após o acidente. Ambos já estão inclusos na lista de mortos pelo maior desastre climático registrado no Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil de Taquara acompanhou as buscas durante as últimas semanas, com envio de geólogo, maquinário e a disponibilização de militares do exército. Nesta segunda-feira, uma escavadeira hidráulica seria enviada para o local. ”Ficamos consternados pelas perdas, mas com sentimento de dever cumprido, permitindo que a família possa se despedir de um ente querido”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, Matheus Modler.
As buscas seguiram durante o mês inteiro, com pausas devido aos momentos de fortes chuvas que poderiam provocar novos deslizamentos. Com o auxílio de forças do Corpo de Bombeiros Militares do Espírito Santo, foi necessário grande esforço para chegar ao local onde a idosa de 74 anos estava. Ela se soma aos 172 óbitos confirmados em todo o estado até domingo.