Após drenar áreas alagadas, São Leopoldo empresta bombas anfíbias para Canoas e Porto Alegre

Bombas móveis possuem capacidade de vazão aproximada de 20 mil litros por segundo

Operação para drenar água das áreas alagadas foi montada pela Prefeitura de São Leopoldo em parceria com empresas da região | Foto: Divulgação/Semae

Depois de concluir a drenagem de áreas alagadas em São Leopoldo, o prefeito Aru Vanazzi encaminhou o empréstimo de duas bombas móveis anfíbias para ajudar no escoamento das águas represadas em Canoas e em Porto Alegre. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, esteve no Vale do Sinos para acompanhar a complexa operação montada em parceria com empresas da região.

Estes empreendimentos foram responsáveis por4 colocar em funcionamento seis bombas móveis, com vazão aproximada de 20 mil litros por segundo, no total, e drenar as regiões alagadas. Duas delas serão emprestadas para as cidades da região metropolitana. “Uma irá para Canoas e outra para Porto Alegre. As prefeituras estão se ajudando muito, em todas as áreas. A próxima fase é a da limpeza e também vamos nos ajudar. É uma tragédia difícil de atravessar, mas a solidariedade entre nós ajuda a diminuir o sofrimento das pessoas”, enfatizou Vanazzi.

Por sua vez, o prefeito Jairo Jorge enalteceu a iniciativa de São Leopoldo e disse que, no município que administra, o equipamento será direcionado à drenagem da água nos bairros Rio Branco e Fátima. “Esta ajuda é muito importante para nós. Já conseguimos vencer o escoamento em uma parte importante da cidade, mas ainda enfrentamos dificuldade e esta bomba vai nos ajudar, porque é de excelente qualidade. Reconheço e agradeço o gesto de solidariedade voltado ao povo de Canoas e de Porto Alegre”, destacou.

Segundo o superintendente Técnico de Serviços do Semae, Ronan de Jesus, é importante destacar que as duas bombas operaram durante o período crítico de instabilidade das Casas de Bombas, porém, o sistema já está com a capacidade de funcionamento restaurado e garante a proteção da região. Já o diretor-geral da autarquia, Maurício Miorim, salientou a comprovada eficácia dos equipamentos e a importância de compartilhá-los com outros municípios que também precisam. “Estamos felizes em ceder estas bombas, porque elas foram muito úteis para a nossa cidade e certamente ajudarão no escoamento da água em Canoas e Porto Alegre”.

O assessor Especial do Gabinete para reconstrução da cidade, Nelson Spolaor, o coordenador técnico da Defesa Civil de São Leopoldo, Fabiano Camargo, e integrantes da Defesa Civil Nacional, entre eles Leno Queiroz, acompanharam os prefeitos Ary Vanazzi e Jairo Jorge nesta manhã. Leno Queiroz, que estava representando a Defesa Civil Nacional, destacou a parceria e reafirmou a presença do Governo Federal na busca de solução para as cidades atingidas.