O Centro de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre, e todos os setores que funcionam no local permanecem inoperantes. O prédio, que fica na rua Capitão Montanha, no Centro Histórico, ainda não se recuperou da água que invadiu a unidade e deixou cenário de devastação.
A clínica chegava a atender mais de 600 pessoas por dia, mas está interditada desde o dia 3 de maio. Nesta sexta-feira, soldados do Exército faziam uma operação de limpeza na estrutura. Ainda não há previsão para reabrir.
O lodo cobriu a sala de recepção, cadeiras e guichês. Os elevadores também foram danificados. Além disso, dezenas de mobílias, como mesas, armários e até macas também foram contaminadas pela lama. Parte do material foi retirado e formava pilhas de lixo na entrada da unidade.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas atendidas no Santa Marta e que precisam retirar bolsa de colostomia devem procurar o Centro de Saúde Modelo, das 8h às 13h, na avenida Jerônimo de Ornelas.
A equipe da Clínica da Família Santa Marta atende temporariamente em unidade móvel estacionada no Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730), na Cidade Baixa. A estrutura possui cinco consultórios e pertence à Polícia Rodoviária Federal. Das 9h às 18h, são disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem e vacinação.
Já a entrega de fraldas pode ser solicitada no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (avenida Moab Caldas, 400) ou no Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90). O Serviço de Atendimento Especializado, o Centro de Referência para Tuberculose e o Centro de Testagem e Aconselhamento atuam no Ambulatório de Dermatologia Sanitária, localizado na avenida João Pessoa, 1327, das 8h às 17h.