Exército faz operação de limpeza no Centro de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre

Unidade foi tomada por lama após enchente no Centro Histórico

Militares prestam auxílio em limpeza do Centro de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre | Foto: Ricardo Giusti

O Centro de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre, e todos os setores que funcionam no local permanecem inoperantes. O prédio, que fica na rua Capitão Montanha, no Centro Histórico, ainda não se recuperou da água que invadiu a unidade e deixou cenário de devastação.

A clínica chegava a atender mais de 600 pessoas por dia, mas está interditada desde o dia 3 de maio. Nesta sexta-feira, soldados do Exército faziam uma operação de limpeza na estrutura. Ainda não há previsão para reabrir.

O lodo cobriu a sala de recepção, cadeiras e guichês. Os elevadores também foram danificados. Além disso, dezenas de mobílias, como mesas, armários e até macas também foram contaminadas pela lama. Parte do material foi retirado e formava pilhas de lixo na entrada da unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas atendidas no Santa Marta e que precisam retirar bolsa de colostomia devem procurar o Centro de Saúde Modelo, das 8h às 13h, na avenida Jerônimo de Ornelas.

A equipe da Clínica da Família Santa Marta atende temporariamente em unidade móvel estacionada no Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730), na Cidade Baixa. A estrutura possui cinco consultórios e pertence à Polícia Rodoviária Federal. Das 9h às 18h, são disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem e vacinação.

Já a entrega de fraldas pode ser solicitada no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (avenida Moab Caldas, 400) ou no Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90). O Serviço de Atendimento Especializado, o Centro de Referência para Tuberculose e o Centro de Testagem e Aconselhamento atuam no Ambulatório de Dermatologia Sanitária, localizado na avenida João Pessoa, 1327, das 8h às 17h.