As operações da Trensurb foram retomadas nesta quinta-feira em 13 estações existentes entre a de Mathias Velho, em Canoas, e a de Novo Hamburgo, contemplando ainda a linha para a Unisinos, em São Leopoldo. Com intervalos de 30 minutos entre as composições, as viagens vão durar também 30 minutos, ante 12 minutos neste trecho em períodos normais, antes da enchente. O anúncio foi feito, nessa quarta-feira, pelo presidente da estatal, Fernando Marroni.
A operação ocorrerá diariamente das 8h às 18h. A previsão é de transportar 30 mil pessoas por dia, um quarto da média de 120 mil usuários. Sem possibilidade de cobrar a tarifa, em razão de o sistema de bilhetagem ter sido afetado pela enchente, o acesso às composições será gratuito. De acordo com Marroni, o governo estadual se comprometeu a garantir a segurança pública nas estações.
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), montou uma operação especial para atender os passageiros que desejarem fazer o trajeto entre a estação Mathias Velho e o Centro de Porto Alegre, nos dois sentidos. A partir desta quinta-feira, são oferecidas viagens, tanto no sentido Canoas – Porto Alegre quanto no contrário, Porto Alegre – Canoas.
O itinerário definido para o deslocamento de Canoas a Porto Alegre seguirá a seguinte ordem: Estação Mathias Velho (Canoas), BR-116, avenida Farrapos e Terminal Conceição. Já no sentido Porto Alegre – Canoas, o trajeto terá início no Terminal Conceição, seguindo pela avenida Farrapos, rua Santo Antônio, avenida Oswaldo Aranha e Túnel da Conceição.
De acordo com a Metroplan, a empresa Transcal será responsável por realizar o serviço do transporte metropolitano ligando a estação Mathias Velho, em Canoas, à capital. A tarifa comum será cobrada no valor de R$6,85, e poderá ser paga em dinheiro ou pelo Cartão TEU.
A oferta está conjugada com os horários de chegadas e partidas da Trensurb, a partir da Estação Mathias Velho. O terminal das viagens de Canoas para Porto Alegre terá como base o Terminal Conceição.