Startups da VENTIUR mobilizadas no apoio às vítimas da enchente

Startups apresentam soluções inovadoras para levar conforto e esperança ao RS

Crédito: Freepik

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no começo do mês têm provocado forte impacto na sociedade gaúcha. Além de vítimas fatais, a inundação deixou milhares de desabrigados. Em meio a tantas incertezas, soluções inovadoras estão levando conforto e esperança a essas pessoas. Plataformas para encaminhamento médico de desabrigados, localização de desaparecidos, identificação de pets, recolhimento de donativos, estão entre as principais ferramentas de apoio a quem mais necessita de auxílio neste momento.

Algumas dessas iniciativas foram desenvolvidas por startups da VENTIUR Smart Capital. Uma delas é a Webmed, que oferece uma ferramenta de triagem e apoio ao diagnóstico e encaminhamento médico de desabrigados pelas enchentes aos serviços de saúde do estado. Por meio de um questionário online, os abrigados podem descrever seus sintomas clínicos e solicitar avaliação e encaminhamento para médicos de diversas especialidades, o que inclui dermatologistas, pediatras e psiquiatras.

Ainda no que se refere à área de cuidados médicos, a Audo Tecnologia e Saúde está oferecendo acesso gratuito ao seu sistema PACS (Picture Archiving and Comunication System) em nuvem para unidades de saúde gaúchas (públicas ou privadas) afetadas pela inundação. A solução PACS viabiliza a comunicação e o arquivamento de imagens, permitindo que os equipamentos de imagem médica, mesmo em áreas afetadas, permaneçam operacionais ao se conectar ao sistema Audo sem custos de armazenagem em nuvem.

SAÚDE

Dessa maneira, apesar das adversidades ocasionados pela tragédia, os exames feitos em clínicas, hospitais e UPAs, podem ser processados, armazenados e encaminhados para laudo médico com eficiência e segurança. Isso garante que as decisões médicas sejam tomadas com base em informações confiáveis.

Além de iniciativas relacionadas à saúde, soluções lideradas por startups da VENTIUR estão auxiliando em outras frentes de trabalho em resposta à tragédia. Este é o caso da Criativando Home Design, que junto com a empresa Naveo, desenvolveu a plataforma ConstroiRS. A iniciativa tem como objetivo auxiliar entidades na organização e gerenciamento de doações e de pessoas físicas a cadastrarem suas necessidades.

Outra solução bastante relevante é o AjudaChat. Criada pela startup GovTools em janeiro deste ano (justamente após uma enchente, porém de menores proporções na ciade de Gravataí/RS), a plataforma funciona por meio de um chatbot no Whatsapp que direciona todas as demandas para um painel administrativo. Esse mecanismo coloca os dados em um mapa de calor para que a gestão possa identificar os principais pontos afetados pelas inundações.

“O RS está passando por um dos momentos mais desafiadores de sua história. Após o período mais crítico vivido nas últimas semanas, os desafios ainda serão enormes. Dentre eles, está o de reconstruir o Estado buscando uma situação melhor do que se tinha anteriormente. É com essa visão que as startups investidas pela VENTIUR estão procurando atuar. Construir um futuro melhor para nossa sociedade”, contribui Sandro Cortezia, fundador e CEO da VENTIUR.