A Defesa Civil de Porto Alegre, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Marinha do Brasil, coordenou uma operação para fornecer alimentos, água potável e atendimento emergencial aos moradores do bairro Arquipélago, em Porto Alegre. A ação teve como objetivo prestar auxílio pós enchente às famílias da região, que enfrentam dificuldades devido às recentes cheias do Guaíba.
O ponto central de distribuição dos donativos foi na praça Salomão Pires, localizada na Ilha da Pintada. Foram entregues 188 cestas básicas com itens essenciais para a alimentação, além de 1.880 litros de água em galões.
Para o abastecimento de água potável, um caminhão pipa com capacidade de 10 mil litros, fornecido pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), percorreu todas as Ilhas. O Samu prestou atendimentos emergenciais durante a ação.
Uma embarcação partiu da praça da Ilha da Pintada para distribuir os suprimentos aos moradores da Ilha Mauá. Nas áreas alagadas e de difícil acesso da Ilha Grande dos Marinheiros foram utilizados dois carros lagarta anfíbio, da Marinha do Brasil, para a distribuição de donativos.