Diretor do Dmae vê cenário melhor em Porto Alegre com recuperação de bombas

Maurício Loss citou Anchieta, Humaitá e Sarandi ainda em situação delicada

Maurício Loss citou Anchieta, Humaitá e Sarandi ainda em situação delicada | Foto: Ricardo Giusti

Com a diminuição dos episódios de chuva no RS, Porto Alegre vai, aos poucos, retomando a vida. Os alagamentos, no entanto, ainda persistem alguns lugares, mas em menor proporção. Para o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Maurício Loss, a cidade está com uma perspectiva melhor por conta da recuperação de bombas.

“Claro que ainda percebemos as situações delicadas nos bairros Anchieta, Humaitá e Sarandi. Acho, porém, que estamos avançando bem nestas três regiões porque iremos fechar o dique que se rompeu na região, até para que as bombas da Sabesp possam ter mais eficiência. Muito em breve, entre hoje e amanhã, vamos retomar a casa de número nove, que está em processo de limpeza e secagem”, disse nesta quarta-feira em entrevista à Rádio Guaíba.

Questionado sobre os protestos que ocorreram nos últimos dias, Loss disse que compreende a indignação dos moradores de bairros que ainda sofrem com alagamentos. “As reivindicações são pertinentes e nós, enquanto poder público, estamos aqui para atender a população. A cobrança é pertinente. A angústia da população é a nossa para recuperar a cidade”, resumiu.

O diretor do Dmae ainda comentou que há bombas trabalhando para drenar a água que está no Aeroporto Salgado Filho, o que contribuiu para a diminuição dos alagamento na zona Norte. “Estamos diante de um cenário melhor nos próximos dias. A casa de bombas 1, próximo da Rodoviária, e a casa de bomba 6, no Anchieta, serão recuperadas em breve assim que colocarmos mais motores ali. Temos quatro bombas da Sabesp em funcionamento. Até teríamos uma quinta, mas fomos obrigados a ceder por um pedido expresso de Novo Hamburgo. Neste momento, temos de ser solidários com outras cidades”, explicou.