Uma força-tarefa organizada pela Associação dos Municípios do Litoral Norte do RS (Amlinorte) retira o acúmulo de entulhos na zona Norte de Porto Alegre. A ação engloba os bairros São Geraldo e Floresta, onde o lixo forma pilhas nos dois lados de quase todas as calçadas.
A iniciativa conta com três caminhões e uma retroescavadeira. O grupo de participantes soma aproximadamente 30 voluntários.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) orienta as ruas que são percorridas. A região, de acordo com o órgão, é uma das recordistas no acúmulo de lixo na Capital.
“Essa ajuda da Amlinorte é muito bem-vinda, ainda mais em uma região que acúmulo mais resíduos do que a média. Isso acontece por causa da quantidade de empreendimentos que se concentram nos bairros. A água estragou muitos materiais, que por consequência formam um grande volume para recolhimento”, destacou Alexandre Friedrich, Diretor de Limpeza e Coleta do DMLU.
O presidente da Amlinorte é o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos. Ele conta que um dos motivos da iniciativa foi a solidariedade a vítimas de tragédias ambientais, semelhante ao que ocorreu em junho do ano passado, quando um ciclone extratropical vitimou moradores do município.
“Os moradores de Maquiné sabem a importância de receber ajuda em um momento de calamidade. Nós sentimos os danos na pele, por nos solidarizamos e fizemos questão de auxiliar na recuperação de Porto Alegre”, declarou o prefeito de Maquiné.