Prefeitura de Porto Alegre faz reparos no dique do bairro Sarandi nesta terça-feira

A estrutura de argila teve trechos danificados, onde a água extravasou, após a cheia do Rio Gravataí

Segundo a prefeitura, serão colocadas pedras de rachão para fechar os pontos de fissura por onde a água extravasou. | Foto: Mateus Raugust / PMPA

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciou, nesta terça-feira, 28, a recomposição de dois pontos danificados no dique do bairro Sarandi. O trecho fica na Vila Nova Brasília, na Zona Norte, por onde passa o Arroio Passo das Pedras, popularmente conhecido como Arroio Sarandi.

A estrutura é um dos sistemas de contenção que protegem a região das cheias do Rio Gravataí. Segundo a prefeitura, serão colocadas pedras de rachão para fechar os pontos de fissura por onde a água extravasou. A falha no dique se deu no início deste mês, devido à elevação e força da água vinda do Rio Gravataí.

 

“Viemos vistoriar novamente a situação do dique do Sarandi, onde a água estava saindo até dias atrás. Agora, que é possível reconstruí-lo, vamos começar imediatamente a sua recomposição e tomar todas as medidas possíveis e necessárias para acelerar a retirada da água do bairro para o Rio Gravataí”, disse o prefeito Sebastião Melo, durante vistoria na manhã desta terça-feira.

 

Ainda de acordo com informações da prefeitura, três bombas flutuantes foram instaladas no bairro Sarandi, onde diversas ruas e casas aida estão sob água. Os esquipamentos foram instalados na área da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 9, entre o domingo, 19, e sábado, 25.

 

As bombas instaladas no Sarandi são provenientes de uma ação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que emprestou nove bombas desse tipo para a Prefeitura de Porto Alegre. Elas pesam cerca de 10 toneladas, demandam complexas operações para montagem e têm capacidade para drenar 7,2 milhões de litros por hora.