Com Guaíba em baixa, DMAE reabre comportas e retira sacos de areia no Muro da Mauá

Objetivo da ação é ajudar no escoamento da água de volta para o Guaíba

Abertura das comportas ocorre após Guaíba atingir cota de transbordamento pela primeira vez após a enchente | Foto: Pedro Piegas

Um grupo de 15 trabalhadores Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, nesta terça-feira, a reabertura das comportas 1 e 4 do sistema anti-cheias no Muro da Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. O objetivo é auxiliar o escoamento da água de volta para o Guaíba.

O primeiro passo das equipes foi retirar os cerca os sacos de areia que tinham sido posicionados em junto às comportas. O serviço foi feito manualmente, em poucos minutos.

Em um segundo momento, foram utilizadas retroescavadeiras para abrir os portões. Nenhuma das estruturas foi derrubada, como é o caso da comporta 3, que permanece apenas com cerca de 50 sacos de areia empilhados em frente ao acesso.

A reabertura das comportas ocorreu em um dia sem chuvas, em que o Guaíba segue com o nível em trajetória de queda e alguns pontos de Porto Alegre começam a apresentar uma diminuição dos alagamentos. O Cais Mauá foi uma das áreas que apresentou locais com água abaixo da cota de transbordamento.