O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pediu para que os moradores fiquem em casa e evitem deslocamentos desnecessários em função da previsão de fortes chuvas para o Rio Grande do Sul na segunda-feira e na terça-feira.
“Quem puder ficar em casa, vai nos ajudar para que tenha menos trânsito e os serviços essenciais e nossas equipes possam funcionar melhor”, disse em vídeo divulgado na noite deste domingo.
A Defesa Civil emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas (entre 50 e 100 milímetros por dia) e ventos entre 60 e 100 km/h, que podem prolongar os alagamentos já existentes na Capital, causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.
Melo, que já havia suspendido as aulas na segunda e na terça-feira na rede pública e privada, também solicitou que a população não leve o lixo para a rua nestes dias de precipitações. “A água vai acabar levando esse lixo”, alertou.