Ex-prefeitos de Porto Alegre publicam manifesto sobre catástrofe

Nota é assinada por Alceu Collares, Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro e José Fortunati

Humaitá é um dos bairros da cidade que segue debaixo d'água. Foto: Giulian Serafim/PMPA

Ex-prefeitos de Porto Alegre divulgaram nota de solidariedade às famílias atingidas, direta ou indiretamente, pela catástrofe climática na Capital. No texto, ex-prefeitos criticaram a falta de reparos e de manutenção dos sistemas de proteção e a desorganização técnica e institucional dos serviços.

O texto sustenta ainda apoio aos engenheiros, ambientalistas, técnicos, acadêmicos e peritos que divulgaram carta pública defendendo a eficácia dos sistemas de proteção da Capital, que não teriam funcionado em função da falta de manutenção.

“Manifestamos finalmente a nossa indignação com as respostas públicas oferecidas à imprensa, pela Administração da Capital, tentando diluir suas responsabilidades pelo agravamento da tragédia”, diz trecho da nota assinada por Alceu Collares, Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro e José Fortunati.

Leia a carta na íntegra

“Nós, ex-Prefeitos da capital do Rio Grande, queremos manifestar a nossa integral solidariedade a todas as famílias atingidas – direta ou indiretamente – pela catástrofe climática que abala Porto Alegre, situação dramática que foi agravada pela falta de reparos e de manutenção dos aparatos de proteção da cidade e pela desorganização técnica e institucional dos seus serviços. Através da presente declaração igualmente manifestamos o nosso integral apoio aos engenheiros, ambientalistas, técnicos, acadêmicos e demais peritos, que firmaram uma Carta Pública à cidade e ao Estado, mostrando claramente os efeitos do descaso da atual administração com a manutenção das Casas de Bombas e do Sistema de Proteção às Cheias, integrado pelo Muro da Mauá e pelos Diques de Contenção. Compartilhamos, também, com os referidos firmatários da Carta, da sua crítica à indiferença demonstrada pelo Prefeito atual, em relação aos alertas do competente corpo técnico do DMAE, que registrou claramente a possibilidade de ocorrência da catástrofe. Manifestamos finalmente a nossa indignação com as respostas públicas oferecidas à imprensa, pela Administração da Capital, tentando diluir suas responsabilidades pelo agravamento da tragédia.

Alceu Collares, Olívio Dutra, Raul Pont, Tarso Genro, José Fortunati”