Porto Alegre tem oito unidades móveis para atender população afetada pelas enchentes

Prefeitura da Capital afirma que segue tentando ampliar o serviço na modalidade

Prefeitura tem unidades móveis para atendimento à população | Foto: Cristine Rochol / PMPA / CP

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre disponibiliza oito unidades móveis para atendimentos em saúde à população mais atingida pelas enchentes na Capital. Confira abaixo os endereços e horários dos serviços.

“Seguimos buscando outras unidades móveis para dar apoio em saúde às comunidades atingidas. É muito importante que possamos oferecer uma estrutura física com os variados tipos de serviços de saúde a quem mais precisa”, ressalta a diretora da atenção primária, Vânia Frantz.

Atendimento à população geral:

Boulevard Assis Brasil (avenida Assis Brasil, 4320) – para dar suporte à região do bairro Sarandi, que tem as unidades Assis Brasil, Asa Branca, Nova Brasília, Sarandi e Vila Elizabeth fechadas em razão de alagamentos. Equipes são formadas por enfermeiro, médico, dentista, técnico de enfermagem e saúde mental da Santa Casa e voluntários da Carreta Missionária da Junta de Missões Nacionais (JMN) – Convenção Batista Brasileira (CBB). Conta com espaço para vacinação. De segunda a sábado, das 9h às 17h.

Bourbon Assis Brasil (avenida Assis Brasil, 164) – atendimentos médico, de enfermagem e avaliação odontológica. Parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), com equipes da Santa Casa. Tem espaço para vacinação. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h.

Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545) – atendimentos médicos, de enfermagem e odontologia em parceria com o SAS Brasil e equipes do IBSaúde. Vacinação contra a gripe disponível para a população. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 10h às 19h.

Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva, 730) – para dar suporte sobretudo à região Central a quem é atendido pela Clínica da Família Santa Marta, que segue fechada por tempo indeterminado em razão de alagamentos. Parceria com a Polícia Rodoviária Federal possibilita atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, além de vacinação. Equipes do IBSaúde. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 10h às 18h.

Atendimento exclusivo para quem está em abrigos:

Vida Centro Humanístico (avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132) – atendimento odontológico em parceria com o Instituto Salus, de São Paulo. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 15h.

Centro Estadual de Treinamento – Cete (rua Gonçalves Dias, 700) – unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza consultas médicas e de enfermagem. Conta com espaço para vacinação, e voluntários de São Paulo auxiliam nos atendimentos. Das 9h às 15h.

Academia de Polícia Militar (rua Coronel Aparício Borges, 2001) – unidade móvel adaptada e cedida pelo Hospital Moinhos de Vento com sala para funcionários, sala de enfermagem, recepção, banheiro, sala de coleta e entrevista. Tem espaço para vacinação. Equipes da Santa Casa. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 15h.

Abrigo Calábria (estrada Aracaju, 650) – atendimentos médicos, de enfermagem, odontologia e vacinação voltados à população em situação de rua. Equipes formadas por profissionais do IBSaúde/AESC e voluntários da Junta de Missões Nacionais. De segunda a sábado, das 9h às 18h.