IBGE lança o primeiro treinamento do SINGED Lab para o RS

Capacitação é voltada para gestores públicos envolvidos na reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/CP

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará em 3 de junho, das 8h às 12h, o primeiro treinamento do SINGED Lab voltado a gestores públicos envolvidos na reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas no estado do Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até o dia 28 de maio pelo site da livraria do IBGE. As inscrições são limitadas a 100 participantes.

O treinamento, realizado de modo remoto, faz parte das ações da força-tarefa lançada pelo Instituto com o objetivo de capacitar os agentes públicos gaúchos a utilizar as ferramentas do IBGE na reconstrução e mitigação dos danos causados catástrofe climática que assolou o estado nas últimas semanas.

QUALIFICAÇÃO

No treinamento, os gestores serão capacitados para uso de ferramentas de inteligência do sistema SIDRA (Sistema IBGE de recuperação automática), plataforma que permite a realização de diferentes pesquisas, geração de gráficos, cartogramas e quadros, entre outros. A elaboração pode ser realizada a partir do próprio estado, município ou região atingida pela calamidade, por meio de cruzamentos de dados e indicadores, aproximando os gestores do conhecimento do seu próprio território, bem como permitindo a realização de pesquisas automáticas, com resultado online, a partir de demandas próprias e desafios da gestão pública.

O treinamento é gratuito, e é ministrado de modo virtual pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. Podem participar gestores municipais e estaduais, entre os quais: prefeitos (as), secretários (as), legisladores, assessores e auxiliares de diversas áreas, como: administração, jurídica, saúde, educação, segurança, agricultura, entre outras.

Além da plataforma SIDRA, neste treinamento o IBGE mostrará diversos canais do portal, com indicadores econômicos, sociais, de saúde ou de agricultura, além de produtos que estão disponíveis para download gratuito de forma digital ou com baixo custo, em casos de obras impressas. São mais de 500 divulgações e eventos gratuitos por ano, em sua maioria com transmissão pela internet.