Os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que Viamão teve um acumulado de 130mm de chuva nesta quinta-feira, praticamente o esperado para todo o mês de maio.
Na zona urbana, os principais pontos de alagamento foram registrados na ERS-040, Augusta, Helenita, Estalagem e Fiúza, sendo necessária a remoção de famílias na Helenita. A Defesa Civil e a Guarda Municipal estão prestando o auxílio para as famílias atingidas.
A chuva chegou a mais de 150mm na região de Itapuã, fazendo com que cerca de 30 famílias precisassem deixar suas residências. A Defesa Civil de Viamão realizou resgates durante a noite, levando famílias para casas de familiares, sendo que 12 pessoas foram abrigadas na EMEI Odete Bernardes.
Segundo a Defesa Civil, os pontos de alagamento não decorreram da subida do Guaíba, mas sim pela falta de escoamento ocasionada pela cheia do Lago. Ao longo desta sexta-feira, dia 24, as equipes da Defesa Civil e Subprefeitura estarão monitorando a região.