Dmae diz que chuva foi mais forte do que o previsto em Porto Alegre

Precipitação causa série de alagamentos na cidade novamente

Foto: Camila Cunha / CP

A chuva atinge com força Porto Alegre nesta quinta-feira. Diferentes regiões da cidade sofrem com novos alagamentos e o trânsito vem sendo dificultado por conta do nível da água. Em declaração no começo da tarde de hoje, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, afirmou que a precipitação é maior do que os modelos meteorológicos previam.

Alertas para a volta da chuva forte ao Estado foram feitos ao longo da semana pela Metsul Meteorologia, pelo Inmet e pela Defesa Civil. Loss alerta que os bairros Menino Deus e Cidade Baixa requerem maior atenção neste momento. “As nossas equipes seguem mobilizadas para ampliar o bombeamento das casas de bombas número 12,13 e 16, que contemplam essas regiões”, destacou.

Ao lado dele, o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Evaldo Rodrigues, pontua que as pessoas residentes dos térreos dos prédios do Menino Deus e Cidade Baixa prestem atenção no nível da água. “Em caso de necessidade, busque abrigo em local seguro”, salienta.

Diferentes alertas

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira um novo alerta para chuvas intensas no Estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade Sul do Estado para esta semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para o avanço de uma nova massa de ar polar e ainda a formação de um ciclone extratropical no oceano, com a previsão de ventos de até 100 km/h na costa do estado e possível queda de granizo.

A MetSul Meteorologia, em sua previsão do tempo, avisou também que a chuva retornaria ao Rio Grande do Sul ao longo desta quinta-feira junto de uma frente fria. Conforme a MetSul, o Estado deverá registrar precipitações na maioria das regiões e não se descarta a possibilidade de pancadas fortes com trovoadas em várias cidades.