Alagamentos ainda afetam funcionamento das lojas, aponta pesquisa

Os negócios que estão com suas atividades em funcionamento parcial, somam 26,4%

Centro de Porto Alegre após recuo das águas do Guaíba | Foto: Camila Cunha

A maioria das lojas da capital estão funcionando normalmente. É o que revela um levantamneto do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre a operação dos pontos de venda e se as unidades têm condição de realizar vendas em seus negócios. Neste levantamento, cerca de 53% responderam que sim, estão funcionando normalmente. Os negócios que estão com suas atividades em funcionamento parcial somam 26,4%. Já àqueles que citaram na pesquisa que ainda não conseguiram abrir suas lojas ficaram em 20,2%.

Na pergunta sobre a condição de neste momento a loja efetuar vendas, 79,8% disseram que sim. Os que responderam que não, somam 20,2%, e são divididos em dois motivos. Não vendem no momento devido ao alagamento: 14,8% e Não vendem no momento por falta de água e/ou luz: 5,4%.

Com esses dados obtidos, Arcione Piva, presidente do Sindilojas POA enxerga, apesar do momento difícil, que aos poucos o setor varejista vai mostrar a sua força e resiliência. “O segmento do comércio vive de pequenas vitórias no dia a dia. E isso está acontecendo. Lojas reabrindo, estimando suas perdas, e infelizmente são muitas, mas trabalhando para reconstruir um comércio pujante. Essa é a nossa vontade e o nosso trabalho”, resumiu.