Porto Alegre cria Registro Unificado para garantir auxílio a afetados pela enchente

Duas mil famílias já foram identificadas, representando cerca de 6 mil pessoas das mais de 12 mil acolhidas até terça-feira, 21 de maio

Moradores de Porto Alegre impactados pelas enchentes deverão se cadastrar para acessar benefícios sociais | Foto: Mauro Schaefer / CP

A Prefeitura de Porto Alegre cria Registro Unificado para atendimento à população afetada pela enchente. Desde o início do cadastramento no último sábado, 18, nos abrigos da prefeitura e parceirizados, duas mil famílias já foram identificadas, representando cerca de 6 mil pessoas das mais de 12 mil acolhidas até esta terça-feira, 21. O trabalho, realizado por servidores municipais convocados para esta força-tarefa, segue até o final da semana.

A base única de dados permitirá identificar os atingidos e qualificar as informações para direcioná-los a programas sociais em desenvolvimento pelos governos municipal, estadual e federal. A coordenadora do trabalho e assistente social da Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos, Adriana Furtado, explica que o documento reunirá informações para o planejamento de políticas públicas imediatas e futuras nas áreas de saúde, educação, economia, causa animal, assistência social, trabalho e renda, e habitação.

O registro pode ser feito por moradores de áreas alagadas, incluídos ou não no CadÚnico. A partir das 14h desta quarta-feira, 22, o cadastramento poderá ser realizado pelo próprio cidadão por meio de plataforma on-line e em locais físicos.