Ministro Pimenta afirma que auxílio reconstrução pode começar a ser pago neste mês

A fala de Pimenta ocorreu no Palácio do Planalto, depois de reunião com o presidente e outros ministros sobre a situação do RS

Ministro detalha ações do governo em prol do RS (RECORD/REPRODUÇÃO - 16.5.2024)

O ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou na noite desta segunda-feira (20) que o benefício do governo federal de R$ 5.100 para as pessoas atingidas pelas enchentes no estado — chamado de auxílio reconstrução — pode começar a ser pago ainda neste mês. A portaria com a regulamentação da medida provisória, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana, deve ser publicada ainda nesta segunda (20). A fala de Pimenta ocorreu no Palácio do Planalto, depois de reunião com o presidente e outros ministros sobre a situação do RS, que enfrenta fortes chuvas e enchentes.

Os municípios vão começar a incluir os dados da população que pode ser beneficiada a partir de quarta-feira (22). Na próxima segunda (27), os gaúchos listados pelas prefeituras vão validar as informações repassadas. A partir daí, a Caixa Econômica Federal tem até 48 horas para fazer a transferência — o que poderá ser feito a partir de 29 de maio.

A tragédia no estado já deixou 157 mortos e 806 feridos, segundo a atualização mais recente da Defesa Civil local. Outras 88 pessoas estão desaparecidas e 581.633, desalojadas — das quais 76.188 estão em abrigos. As operações de resgate já alcançaram 82.666 pessoas e 12.358 animais.

Os municípios podem enviar as informações para o Executivo por meio do portal gov.br/auxilioreconstrucao, que já está no ar. Segundo o governo federal, os municípios gaúchos habilitados a receber o pagamento somam 369. Essas cidades tiveram estado de emergência ou calamidade pública reconhecidos pela Defesa Civil nacional até 15 de maio.