Inter e Grêmio lançam campanha para ajudar na recontrução do Rio Grande do Sul

Ação tem a participação do Governo do Estado, já tem apoiadores importantes e arrecadou R$ 28,4 milhões

Clubes lançam nesta terça a campanha Jogando Junto – Pela Reconstrução do RS | Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA / CP / Rádio Guaíba

Inter e Grêmio também foram vítimas das enchentes. Tiveram seus patrimônios alagados e destruídos e foram obrigados a sair do Rio Grande do Sul para voltar a treinar. Afinal, as competições pararam por algumas semanas, mas terão seguimento a partir do final deste mês. Mesmo assim, os dois clubes se juntaram para ajudar na reconstrução e, nesta terça-feira à tarde, lançaram, junto com o Governo do Estado, a campanha Jogando Junto – Pela Reconstrução do RS.

A ideia é, basicamente, utilizar os recursos e a visibilidade dos dois clubes para conquistar apoios em forma de doações em dinheiro, linhas de crédito ou em auxílios diretos às famílias ou às empresas atingidas pela tragédia. Ou seja, os clubes farão a exposição das marcas parceiras das formas possíveis (posts na internet, entrevistas, uniformes, etc) em troca de doações. De acordo com a apresentação da campanha, o projeto já arrecadou R$ 28,4 milhões e tem quase duas dezenas de empresas parceiras.

O plano surgiu de uma conversa entre os dois clubes, ainda nos primeiros dias da tragédia. Depois, foi tomando forma e angariando apoios. “A superação deste momento é muito maior do que o futebol. O desafio é reerguer o nosso Estado. Para isso, vamos construir uma rede de parceiros e contribuir com a vida de milhares de Gaúchos”, afirma o presidente do Grêmio, Alberto Guerra.

“Temos que transformar a força da rivalidade Gre-Nal em uma força para reconstruir o Rio Grande do Sul. Essa união tem que servir de exemplo para todos os segmentos da nossa sociedade que pensam diferente, mas precisam se unir agora por um objetivo maior”, afirmou o presidente colorado, Alessandro Barcellos.

A campanha tem o roxo, que é a junção de vermelho com azul, como símbolo. Porém, os presidentes dos clubes, neste momento, não confirmaram o lançamento de uma camiseta nesta cor, ideia que circulou nas redes sociais nos últimos dias, com ampla aprovação.