Pacto Alegre lança o Desafio Extraordinário Porto Alegre Resiliente

Proposta que une projetos em várias áreas afetadas pelas enchentes

Aeroporto Salgado Filho. ao fundo, ficou alagado por conta das enchentes que atingem o Estado | Foto: Maurício Tonetto/Secom

Diante da magnitude e dos impactos das inundações que assolam Porto Alegre e o Rio Grande do Sul, o Pacto Alegre através do desafio extraordinário Porto Alegre Resiliente, propôs cinco projetos, dos quais quatro estão em plena operação há duas semanas. No momento da crise, foram alocados todos os recursos e esforços em torno do Comitê de Crise de Abrigos da PMPA, localizado no Tecnopuc, sob a  coordenação da Presidente da Procempa, Letícia Batistela, e do Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

O Pacto articulou centenas de voluntários em torno do desenvolvimento de duas plataformas de software: uma para gestão dos abrigos (Abrigos RS) e a outra para conectar as demandas e as doações (SOS RS Ajuda). A plataforma Abrigo RS foi internalizada como ferramenta oficial da PMPA. A segunda está em fase final de homologação junto à Secretaria de Inovação de POA. O Pacto Alegre está articulando diversos parceiros nessa iniciativa: Sucesu RS, Instituto Caldeira, Tecnosinos, Zenit, Tecnopuc, SINDHA e TETO Brasil.

REGIÕES

Por designação do Secretário de Planejamento do município, Cezar Schirmer, o Pacto está responsável, por meio do projeto Limpeza Solidária, também pelas ações de voluntariado para a limpeza das residências nas áreas afetadas. Já está atuando nas primeiras regiões liberadas pela prefeitura: Menino Deus e Cidade Baixa, articulando voluntários e plataformas de software como “Meu lar de volta”, e ONGs como Green Thinking, POA Lixo Zero e Crisis Cleanup. A central de trabalho deste grupo de limpeza solidária está localizada junto aos voluntários e à central de abrigos no Tecnopuc.

Além disso, o Pacto Alegre instalou um Hospital Veterinário de Campanha destinado a atender animais atingidos pelas enchentes, localizado no estacionamento da Unisinos, em Porto Alegre. O hospital recebe animais que necessitam de cirurgia e funciona mediante o encaminhamento dos abrigos. Para essa ação, articulou a atuação entre o Exército Brasileiro, Hospital Veterinário da UFRGS, a Brigada Militar e o Hospital Vila Nova.