A organização do Festival de Gramado divulgou que a 52ª edição do evento cinematográfico manterá suas datas inalteradas, ocorrendo entre os dias 9 e 17 de agosto.
A cidade de Gramado receberá uma vez mais competições de longas e curtas-metragens, com destaque para o cinema feito no Rio Grande do Sul. “É um momento delicado para o nosso Estado. Mais do que isso, para todos os profissionais da cultura. Sabemos que o Festival de Gramado será o primeiro grande evento em território gaúcho e estamos trabalhando duro para possibilitarmos essa retomada, com olhar especial aos trabalhadores do audiovisual afetados pela tragédia”, afirma Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade.
No dia 26 de maio, finalizam as inscrições para os curtas e longas gaúchos. O festival manterá as tradicionais mostras competitivas de longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos, além de curtas brasileiros e gaúchos. O evento também contará com as mostras paralelas: acessível, infantil, cinema nos bairros e exibições hors concours. As homenagens com os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado estão mantidas.
Realizado pela Gramadotur, autarquia de turismo e cultura do município de Gramado, o Festival tem apoiado as ações da prefeitura para auxiliar a população local afetada pelas chuvas, principalmente da área rural da cidade.