O restabelecimento da Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi motivo de celebração para o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Segundo o diretor-geral Maurício Loss explicou que o nível de produção do local aumentou consideravelmente e outras medidas foram tomadas para que isso seja ampliado.
“Conseguimos ligar a ETA Moinhos de Vento com um motor reserva do sistema São João. Agora, estamos produzindo 500 litros de água por segundo, mas poderemos ampliar isso porque uma empresa de saneamento de Santa Catarina nos cedeu dois caminhões que vão bombear a água e nos ajudar a aumentar a produção enquanto recuperamos os motores da estação”, explicou Loss em entrevista à Rádio Guaíba na manhã desta quinta-feira em referência à companhia Casan.
Loss comentou que o trabalho segue na ETA Moinhos de Vento e a expectativa é ter mais um motor ativo no local até a noite desta quinta. “O sistema Moinhos de Vento é muito importante, assim como os outros. Ele abastece 150 mil pessoas. Nós comemoramos muito o retorno dele porque ele abastece alguns hospitais como Fêmina e o Mãe de Deus. Antes, as casas de saúde contavam com caminhões-pipa, mas agora estão recebendo água da rede”, acrescentou.